BUS

Designa-se de bus, ao conjunto de ligações físicas (cabos, pistas de circuitos impressos, etc.) que podem ser usadas conjuntamente pelos vários elementos materiais a fim de comunicar.

Os bus têm como objectivo reduzir o número “de vias” necessárias para a comunicação dos diferentes componentes, passando as comunicações por uma só via de dados.

O chipset

Chama-se chipset (em português “jogo de componentes”) ao elemento encarregado de comutar as informações entre os diferentes canals do computador a fim de permitir a todos os elementos constitutivos do computador comunicar entre eles. O chipset era composto originalmente por um grande número de componentes electrónicos, o que explica o seu nome. É composto geralmente de dois elementos:

• O NorthBridge (Pont Nord ou Northern Bridge, chamado igualmente controlador memória) está encarregado de controlar as trocas entre o processador e a memória viva, é a razão pela qual está situado geograficamente próximo do processador. Às vezes chamam-no GMCH, para Graphic and Memory Controlar Hub.

• O SouthBridge (Pont Sud ou Southern Bridge, chamado igualmente controlador de entrada/saída ou controlador de extensão) gere as comunicações com os periféricos de entrada/saída. A ponte sueste é igualmente chamada ICH (I/O controlar Hub).

Published in: on 22/02/2010 at 11:29  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://klaudi0.wordpress.com/2010/02/22/bus-3/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: