Resoluções e cores

Resoluções e cores de uma placa gráfica

A resolução é uma característica importante e está associada à melhor ou menor qualidade da imagem representada no monitor. Os ecrãs dos monitores, bem como os televisores, são constituídos por milhares de pixeis. Os pixeis são pequenos pontos no ecrã, que são preenchidos por cores e todos juntos formam a imagem. Quantos mais pixeis existirem num ecrã de um monitor melhor será a qualidade da imagem, isto é, melhor será a resolução. Como os ecrãs não são quadrados, possuem mais pixeis na horizontal do que na vertical.

Ao número de pixeis na horizontal dá-se o nome de resolução horizontal e ao número de pixeis verticais dá-se o nome de resolução vertical. Se quisermos saber quantos pixeis existem, basta multiplicar os horizontais pelos verticais.

Cores

É o número de pixéis usados para representar uma imagem, determina quer o nível de detalhe quer os requisitos de armazenamento. O número de cores obtido em cada resolução depende da quantidade de memória de vídeo.

Enquanto as placas VGA podiam operar com 256 cores apenas na resolução de 320×200, as placas SVGA do início dos anos 90 apresentavam 256 cores simultâneas nas resoluções de 640×480, 800×600 e 1024×768, desde que equipadas com quantidade suficiente de memória de vídeo.

Para chegar a 1024×768 com 256 cores, é necessário 1 MB de memória de vídeo. Com 512 kB de memória de vídeo, é possível utilizar 256 cores até à resolução de 800×600.

As placas SVGA produzidas a partir de 1994 passaram a utilizar 2 MB, 4 MB, 8 MB e 16 MB de memória de vídeo, podendo operar com um elevadíssimo número de cores e resoluções mais altas.

Profundidade da cor

Imagem monocromática a preto e branco:

• Cada pixel é armazenado num bit (o ou 1). Uma imagem monocromática 640×480 ocupa 37.5 KB em memória (ficheiro).

Imagem monocromática em tons de cinzento:

• Cada pixel é armazenado num byte (0 a 255). Uma imagem em tons de cinzentos 640×480 ocupa 300 KB em memória (ficheiro).

Imagem a cores de 8-bits:

• Cada pixel é armazenado num byte. Suporta 256 cores, com qualidade de cor aceitável. Uma imagem a cores de 8-bits com resolução 640×480 ocupa 300 KB em memória (ficheiro).

Imagem a cores de 24-bits:

• Cada pixel é representado por três bytes. Suporta 256x256x256 cores (16777216). Uma imagem a cores de 24-bits com resolução 640×480 ocupa 900 KB em memória (ficheiro).

• Muitas imagens a cores de 24-bits são armazenadas como imagens de 32-bits, sendo o byte suplementar usado para guardar um valor alpha que representa informação de efeitos especiais.

Published in: on 01/03/2010 at 11:29  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://klaudi0.wordpress.com/2010/03/01/resolucoes-e-cores/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: