Componentes

Cabeças de Leitura

Os dados são escritos ou lidos dos pratos através de cabeças de leitura que são sensíveis às flutuações magnéticas nos pratos que rodam debaixo delas.
Quando a cabeça é usada para escrever os dados, uma corrente eléctrica é enviada por um circuito, produzindo um campo magnético na abertura entre a cabeça e a superfície do prato.

Controlador (PCB)

O controlador do disco rígido, ou mais conhecido como PCB (Printed Circuit Board), contém um processador, memória interna e outros componentes e circuitos que têm por objectivo controlar aquilo que acontece dentro do disco rígido. É algo semelhante a ter um pequeno PC dentro do disco rígido. O controlador do disco rígido serve para algumas das seguintes funções, entre outras:

• Controlar o motor rotativo, incluindo verificar se o motor roda à velocidade correcta.
• Controlar os movimentos que as bobinas produzem para aceder às pistas.
• Gerir as operações de leitura e escrita.
• Implementar as soluções de gestão de energia.
• Codificar e descodificar s sinais enviados ou recebidas das cabeças de leitura.

Motor

O motor rotativo é responsável pela rotação dos pratos do disco rígido, permitindo que o disco funcione. O motor tem que permanecer estável, fiável e consistente na sua rotação de forma a permitir uma utilização contínua durante milhares de horas sem qualquer tipo de falhas. Muitos dos problemas com discos rígidos tem uma relação directa com a instabilidade dos motores rotativos. O motor deve ter o mínimo de vibração possível, devido especialmente às rígidas tolerâncias que as cabeças de leitura apresentam.

Voice Coil

Os Voice Coil são um dispositivo utilizado para mover os braços das cabeças de leitura para dentro e para fora da superfície dos pratos, e usam um sistema de feedback chamada Servo para posicionar dinamicamente as cabeças de leitura sobre as pistas pretendidas. As bobinas funcionam através de atracção e repulsão electromagnética para posicionar as cabeças no local pretendido e o quanto os braços das cabeças vão andar para dentro ou para fora é regulado pela quantidade de corrente enviadas pelas bobinas.

Pratos

Os pratos num disco rígido são não amovíveis (em contraste com uma disquete). Existem vários discos posicionados verticalmente fixados a um eixo de motor eléctrico de alta velocidade. O material rígido que constituios pratos tem que ser altamente resistente à pressão imposta pelas altas velocidades de rotação e temperatura. É usado normalmente metal, apesar de vidro e cerâmica já terem sido utilizados. Os pratos divididos em “fatias”. A estas fatias dá-se-lhes o nome de sectores e são acedidas pelas cabeças graças ao movimento rotacional do disco. Estando a cabeça numa determinada pista, com o moveimento rotacional do disco, todos os sectores dessa pista passaram pela cabeça.

Published in: on 12/03/2010 at 10:33  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://klaudi0.wordpress.com/2010/03/12/componentes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: