Formatações

Existem dois tipos de formatação de discos:

FAT = Utilizada nos sistemas anteriores a versão 2000(Win 95, Win 98, ME…)

NTFS = Utilizada nas versões apartir do Windows 2000

Para exempleficar, o FAT32 é uma versão 32-bit do sistema de arquivos FAT usado pelo MS-DOS e outros sistemas operacionais baseados no Windows. O FAT32 suporta discos de até 2 terabytes de tamanho, com partições máximas de até 128 gigabytes cada. O maior arquivo que pode existir em um disco FAT32 é de 4 GB, que é provavelmente maior do que qualquer arquivo vai ser de qualquer modo.

O NTFS é um sistema de arquivos muito mais robusto. A versão possui todos os recursos do FATmas com a diferença de que o tamanho do arquivo é limitado apenas pelo tamanho do volume de uma partição, a compressão de arquivos é nativa do NTFS. Arquivos em um disco NTFS podem ser comprimidos sem a necessidade de aplicações terceirizadas como o DriveSpace, os arquivos em um sistema de arquivos NTFS podem ser criptografados. Melhor ainda, os arquivos podem ser criptografados quando são escritos e decriptados enquanto são lidos, tornando a criptografia transparente para o usuário. E tem outras vantagens como:

• Sopurtar uma elevada segurança de arquivos. Os direitos de acesso para arquivos e pastas podem permitir aos usuários um acesso completo, parcial ou nenhum acesso.

• A limitação teórica de tamanho de disco rígido relacionado ao NTFS é a quantidade vertiginosa de 16 exabytes.

Outra principal vantagem do NTFS é que ele é recuperável. O NTFS mantém registro de transações individuais: leituras e escritas. Quando um usuário executa o utilitário de reparo de disco CHKDSK no NTFS, ele mantém um registro das transações de modo que se o CHKDSK encontrar erros, ele precisa apenas voltar para o último ponto de recuperação para fazer o reparo do sistema de arquivos.

Possivelmente o aspecto mais importante do sistema NTFS sobre o FAT32 em termos de desempenho é este: no FAT32, à medida que aumenta o número de arquivos em uma partição, o desempenho do sistema diminui. Não é o caso do NTFS; seu desempenho permanece consistente à medida que o número de arquivos e o tamanho do disco aumentam.

Existe também para cada tipo de formatação, pode-se escolher entre “formatação rápida” e “formatação normal”.

A formatação rápida somente inscreve no disco o sumário da partição, enquanto que a formatação normal vai substituir todos os dados vazios a fim de impedir toda a recuperação ulterior dos dados iniciais.

Se o disco é novo, ou não se desejar que as informações anteriormente presentes sobre a partição à formatar sejam recuperáveis pelos softwares especializados, a melhor escolha será a Formatação normal.

Published in: on 15/03/2010 at 11:02  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://klaudi0.wordpress.com/2010/03/15/formatacoes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: